11 de agosto de 2011

Interessante, postei para vocês!


 



Tratamentos Alternativos
para ajudá-la a superar os incômodos da gestação sem remédios

Há como encontrar alívio para alguns dos males mais comuns que acometem as grávidas, sem ter que tomar remédios:

Enxaquecas, dores nas costas, rinite, artrite, depressão, ansiedade, enjôo: podem ser amenizados pela acupuntura;

Dores lombares ou do nervo ciático costumam melhorar com alongamento ou exercícios que fortalecem a musculatura dorsal que sustenta o peso da barriga;

Nervosismo, irritabilidade, ansiedade, medo, estresse: podem ser superados pela ioga – série de posturas e técnicas respiratórias relaxantes que promovem equilíbrio emocional e psicológico. A natação, caminhada e hidroginástica também ajudam;

Contra a tensão muscular, para amenizar inchaços ou prevenir dores de cabeça, nada melhor do que uma massagem. O ideal é procurar profissionais especializados em gestantes. O shiatsu é uma  técnica que favorece o relaxamento da musculatura.

---

Por que aprender Shantala?

Shantala é o nome dado no Ocidente à técnica de massagem para bebês usada há milhares de anos na Índia. Antes de ser uma técnica, Shantala é uma arte. Arte de dar amor, e que pode ser praticada por todas as mulheres que queiram experimentar este momento tão intenso com seu bebê. Esta seqüência de movimentos tem como fonte o livro “Shantala”, do Dr. Frederick Leboyer, editado no Brasil pela Editora Ground. Vale a pena conhecer esse método lindo. Leia o livro ou se informe sobre cursos.

---

Viva Melhor

O Conselho Federal de Terapia Holística calcula que haja pelo menos 150 mil profissionais espalhados pelo Brasil usando terapias alternativas como: reiki, massagens, ervas medicinais, óleos aromáticos, cristais, cores, imãs, passes energéticos e até xixi para tentar curar ou simplesmente proporcionar bem-estar a quem os procura.
O boom alternativo despertou curiosidade e, em alguns casos, ira da comunidade médico-científica, que passou a cobrar dos terapeutas provas e explicações científicas de como as técnicas atuam no organismo.
Parte da desconfiança da comunidade médica se deve ao fato de muitas terapias usarem elementos místicos ou espirituais como base da cura. É o caso da aura-soma, que mescla princípios da aroma e da cromoterapia, da numerologia e até do tarô para curar tudo.
Nem toda a comunidade de terapeutas holísticos vê com bons olhos a proximidade com práticas místicas.
Mesmo sem comprovação científica, as terapias alternativas não param de crescer. Os próprios médicos admitem que elas podem ter um efeito positivo no combate a algumas doenças, sobretudo dor e problemas de fundo emocional. Técnicas de massagem são capazes de mobilizar substâncias químicas e anticorpos que ativam a cura. Só o fato de
o paciente acreditar na possibilidade da cura já ajuda muito. Todo organismo tem uma capacidade de regeneração que pode ser mobilizada por técnicas não convencionais.

Cuidados ao Aderir à Terapia

Tenha certeza que seu problema foi corretamente diagnosticado por um médico alopata antes de procurar tratamentos alternativos.
Não esconda de seu médico que você está procurando um tratamento alternativo.
Não abandone o tratamento convencional, mesmo que você sinta que melhorou. As duas terapias se complementam.
Procure terapeutas recomendados ou recorra ao Sinte (Sindicato de Terapeutas), que possui um cadastro em todo o Brasil (0800-117810).
Nem tudo que é natural é sinônimo de seguro.
No caso de gestantes, tudo requer mais cuidado e atenção, mesmo com coisas naturais. Não faça nada sem antes consultar seu médico.

Fonte: Folha de São Paulo

---

Acupuntura

A técnica se baseia na injeção de uma agulha em pontos do corpo onde há terminações nervosas. A agulha em geral é feita de dois metais – prata ou cobre com aço inoxidável - , que criam uma corrente elétrica, descarregada no nervo. Essa descarga elétrica vai para a medula. Depois, é enviada para a região do cérebro que controla a função que o tratamento deseja atingir.
As pesquisas vêm comprovando a eficácia desse tipo de tratamento, conjugado com a ação de remédios, em diversos distúrbios: estresse, depressão, enxaqueca, mal de Alzheimer, asma, artrite, arritmia cardíaca, úlcera gástrica, hipertensão, hepatite, disfunção menstrual e impotência.
As aplicações da acupuntura são, em primeiro lugar, a modulação do sistema imunológico. Se a pessoa está com seu sistema de defesa em baixa, a acupuntura corrige esse desvio.
Em segundo lugar, faz uma vasodilatação em áreas do corpo. Quando uma região está infectada, o sistema de defesa do corpo isola a área, fechando as veias perto da área infectada. A vasodilatação permite que o remédio acesse a área e tenha efeito.
Em terceiro lugar, estimula funções fisiológicas como a dilatação dos brônquios e a modulação da dor.
Um uso interessante da acupuntura como estímulo às funções fisiológicas é a indução de parto. Quando a mulher está sem contração uterina, e o bebê precisa nascer, coloca-se uma plaquinha no tornozelo, em cima de um dos pontos de acupuntura, e outra na mão, ligadas a um aparelho. Depois de uma hora e meia, começam as contrações de útero.
A acupuntura não pode ser usada aleatoriamente. O acupuntor não precisa ser formado em medicina, mas o tratamento precisa ter acompanhamento médico.
O problema é que, se a pessoa tem uma infecção e faz apenas acupuntura, a dor diminui, mas a vasodilatação causada pelo tratamento faz com que as bactérias ou vírus se espalhem por todo o corpo, agravando o caso. O ideal é uma ação conjunta de acupuntura e remédios.

Fonte: Revista da Folha

---

Massagens

Massagem é habilidade, não é força. Dor não deve fazer parte das sessões. O correto, é sentir no máximo, uma dor suportável de alívio.
Deve-se dar especial atenção ao profissional que irá lhe atender, procurando certificar-se quanto a sua formação.

Tipos de Massagens

Tui-na: técnica chinesa de massagem milenar, que consiste na pressão e deslizamentos com as mãos em pontos de acupuntura, principalmente nas extremidades do corpo.

Do-in: surgiu na China como uma automassage, mas também pode ser feita por um massagista. Segue a mesma técnica do shiatsu. Caracterizado por pressões com os dedos nos pontos de acupuntura, ou em pontos do corpo indicados pelo paciente.

Shiatsu: surgiu no Japão na década de 50. Também consiste na pressão com os dedos e deslizamentos da mão sobre pontos de acupuntura, incluindo tronco, cabeça e membros. Melhora a circulação sanguínea, dores musculares, alguns tipos de dores de cabeça, dores nas costas, lombares e torcicolos. Todo o corpo é tocado com a pressão do dedo polegar, cotovelo e antebraço, dorso da mão e também outros dedos.

Reflexologia: técnica de medicina oriental centrada ns pés, mãos e orelhas, que são zonas de reflexos do corpo. Remove os bloqueios e restaura o fluxo normal de energia, beneficiando os sistemas ósseos, muscular, urinário, digestivo, linfático, endócrino, respiratório e circulatório e as articulações.

Quiropraxia: manipulação da coluna vertebral, ombros, articulações, região peitoral, lombar, glúteos, pernas e parte interna das coxas. Alivia os pontos de tensão e melhora dores nas costas, lombares e torcicolos.

Drenagem Linfática: melhora a circulação sangüínea e auxilia na eliminação de líquidos do organismo.

Rolfing: criada pela bioquímica norte-americana Ida Rolf nos anos 20, é uma terapia de alinhamento que inclui desde massagens até educação de postura.

Cadeias Musculares e Articulares (GDS): criada pela belga Godeliese Dennis Struif nos anos 60, usa massagens no tecido conjuntivo e de reestruturação muscular ou drenagem linfática. O objetivo é ensinar a pessoa a posicionar o corpo no dia-a-dia.

Watsu, Healing Dance e Waterdance: terapias realizadas na piscina com água a 36ºC. Inspirado no shiatsu, o terapeuta associa movimentos de alongamento, dança e estímulo dos canais de energia, enquanto massageia os pontos de tensão muscular.

Reiki: não há fricção; o terapeuta transmite energia através das mãos desobstruindo os pontos de energia, colocando as mãos sobre o corpo como se tocasse uma bolha de sabão ou com a mão a uma distância de 2 cm.

Calatonia: técnica de relaxamento baseada no toque sutil com as pontas dos dedos agrupados, nos pés, mãos, rostos, joelhos e abdome.

Ayurvédica: alia movimentos vigorosos em todo o corpo, alongando e estimulando os pontos e órgãos vitais. Melhora a circulação sanguínea, diminui dores musculares e promove relaxamento corporal e mental. O massagista usa óleo para facilitar os movimentos.

Massagem Relaxante e Energética ( ou clássica, desportiva, sueca): promove relaxamento muscular e melhor oxigenação do organismo. O terapeuta usa óleo ou creme para facilitar os movimentos.

Quick Massage: utiliza as técnicas do shiatsu nas costas, pescoços e braços. A massagem é feita em uma cadeira especial e dura cerca de 15 minutos.

http://www.rodrigo.pro.br/agendadamamae/alternat.htm

 

Nenhum comentário: