O maior órgão do corpo humano, é a pele e requer cuidados específicos.
O aspecto, textura e suavidade dependem de seu nível de hidratação, lipídeos e elasticidade, resultado de múltiplos fatores. Dentre estes, um dos mais importantes é o equilíbrio entre a produção de sebo e água (lipídeos e hidratação).
A água é um dos componentes essenciais da pele e não se admite uma pele saudável e bonita desidratada. A hidratação da pele diminui em conseqüência de inúmeros fatores externos como vento, frio e exposição prolongada ao sol, ou fatores internos como fumo, carências de vitaminas e envelhecimento.
As maneiras de se evitar que a pele se desidrate são: reposição da água perdida através de uma substância química chamada água ligada, que é uma molécula de água ligada a um componente condutor. Outra maneira é evitar que ocorra uma perda transdérmica, criando-se uma barreira para que isto não ocorra.
Outra qualidade da pele é a umectância, que é representada pela quantidade de lipídeos, que são uma mistura de gorduras e ácidos graxos, que depende da secreção da glândula sebácea e de outros processos químicos.
Para avaliar se sua pele está desidratada levante uma maçã do rosto com um dedo. Se na parte superior se formarem pequenas estrias a pele está precisando de um produto hidratante. Para se manter uma pele adequadamente hidratada recomenda-se;
- Beber de 1 a 2 litros de água
- Cuidar da alimentação
- Evitar exposições solares prolongadas
- Usar produtos para o cuidado da pele
Com relação aos lipídeos há alguns tipos de pele, assim classificadas:
- Com excesso de oleosidade generalizadamente
- Com algumas zonas de oleosidade (zona T) e outras sem oleosidade
- Com falta de oleosidade
Cada pessoa tem um tipo de pele que pode mudar de acordo com o tempo. É importante estar sempre avaliando qual o tipo de pele que você tem no momento em que vai começar um tratamento e lembrar sempre que uma pele saudável reflete sua beleza através de sua boa aparência.
Elasticidade
A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A estrutura média da pele é a derme, que sustenta a epiderme.
A célula básica da derme é o fibroblasto, que é uma célula chamada totipotente, pois pode se transformar em outras células. Neste caso o fibroblasto dá origem às fibras do colágeno e da elastina, que se encontram, na derme, rodeadas por uma substância chamada substância fundamental. Estas fibras elásticas e colágenas, junto com a substância fundamental formam uma rede de sustentação para a pele e também fornece elasticidade para a pele.
O colágeno assegura a solidez e resistência da pele enquanto a elastina confere a mesma a elasticidade e tonicidade, que é a qualidade de retornar a posição de origem imediatamente após esticá-la.
O processo de envelhecimento cronológico (natural) faz com que a partir dos 30 anos o ser humano passa a produzir 1 % a menos de colágeno e elastina a cada ano. Isto faz com que a pele vá perdendo a flexibilidade e resistência, formando as linhas de expressão. Existem ainda fatores externos, como o sol, que, com sua função de agente oxidante, provoca uma deficiência na produção destas fibras.
Como sabe-se quais são os fatores que causam estes danos podemos, através de produtos adequados, retardar e até mesmo evitar que eles ocorram.
Fonte: www.denisesteiner.com.br, texto adaptado para Dermus Farmácia Dermatológica e Cosmética Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário