29 de novembro de 2011

Proteção no verão!


 



O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador, área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios solares incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Este fato é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país.

Conheça as principais radiações solares:

    Raios infravermelhos: responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;
    UV-A: bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada;
    UV-B: consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;
    UV-C: absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

Proteja sua pele em todas as atividades ao ar livre. Use boné e camiseta!

Não faça exercícios em jejum e sempre beba líquidos durante as atividades. Use roupas leves e dê preferência para a prática no início da manhã ou final da tarde. O bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares, que estimulam o organismo a produzir melanina, um pigmento natural da pele, reduzindo, com isso, a penetração das radiações UV-A e UV-B. Nos primeiros dias de exposição ao sol, o mecanismo de produção de melanina começa a ser ativado. Neste período, devem ser utilizados protetores solares com fatores de proteção mais elevados, pois eles atuarão de forma similar à melanina, filtrando os raios UV-A e UV-B.

Queimaduras, sensações de ardor e inchaços são comuns quando ocorre exposição indevida ao sol. A escolha adequada do FPS, para cada tipo de pele, é de fundamental importância. Peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção.

Cor da pele     Cor do cabelo     Tendência a sofrer queimadura solar     Aptidão para bronzear     Fator de proteção
Branca ou leitosa     Branco ou ruivo     Muita facilidade     Pouca     Igual ou superior a 30
Clara     Louro ou castanho claro     Freqüente     Média     Igual ou superior a 25
Morena     Castanho escuro     Pouco freqüente     Boa     Igual ou superior a 20
Negra     Preto     Pouco freqüente     Boa     Igual ou superior a 15
Fonte: Sapo
Segundo pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os protetores solares têm índices de consumo no mercado brasileiro bastante baixos em relação ao seu público alvo, ficando em torno de 32%. No Brasil, de acordo com a segmentação de mercado fornecida pela Associação, os protetores solares de fator nível 8 são os mais consumidos. Confira os dados do mercado. Fonte: Inmetro


Para se proteger de envelhecimento precoce, queimaduras e do câncer de pele, o uso de protetor solar é fundamental. A pessoa deve usar protetor todos os dias, não apenas quando for tomar banho de sol. No dia-a-dia, não há risco de queimaduras, mas o acúmulo de exposição ao sol é o principal desencadeador do câncer de pele.
Mesmo nos dias nublados, use sempre filtro solar!

    O filtro solar deve oferecer proteção contra raios UVA e UVB, além de ser resistente à água;
    Opte por protetores sem fragrância ou corantes. Isso diminui o risco de fotoalergias;
    Passe o filtro pelo menos meia hora antes de se expor aos raios solares;
    A cada duas horas faça uma nova aplicação do filtro solar;
    Veja se o filtro é apropriado ao grau de oleosidade da sua pele, para evitar a formação de cravos e espinhas;
    Não é recomendável usar qualquer tipo de protetor ou bronzeador feito em casa. Eles podem ser causar alergia e potencializar a ação da luz do sol, aumentando os danos;
    Não use bloqueadores solares com data de validade vencida. Fique atento às dicas sobre períodos de exposição ao sol e veja na bula o tempo de reaplicação do produto na pele;
    É muito comum esquecer de passar em certos locais como orelha, mãos, pálpebras, pés e axilas. Esse esquecimento pode causar queimaduras que, acumuladas, podem ser fator de risco de câncer de pele;
    Faça uma exposição gradativa ao sol, começando por períodos curtos nos primeiros dias;
    Use óculos escuros, que são importantes para driblar os incômodos do excesso de luz e proteger os olhos. Prefira os às lentes que contenham filtro UVA e UVB.;
    Atenção especial também para nariz e ombro, que têm um contato mais direto com os raios solares;
    Não use perfume, loção de barba ou cosméticos que contenham álcool;
    Tenha cuidado ao manusear frutas cítricas, como abacaxi e limão, ao sol, pois causam queimaduras;
    Utilize também protetor labial e protetores para o cabelo para amenizar os efeitos da água do mar;
    Use chapéu com tecido fotoprotetor;
    Calvos devem tomar cuidado especial com o couro cabeludo.

Lembre-se que no verão, precisamos ter alguns cuidados para evitar manchas na pele. Evite manusear limão e laranja em contato com o sol, pois eles contêm substâncias que provocam queimaduras com bolhas e manchas. Após saborear aquela deliciosa caipirinha, lave bem as mãos e a boca antes de se expor ao sol

Não esqueça das crianças e dos idosos
O maior perigo do verão são as doenças diarréicas que, além da disenteria, provocam vômito e febre. Esse problema é causado por vírus que se alojam em alimentos mal-conservados. Fique atento para a qualidade dos alimentos e a quantidade de líquidos ingeridos.

A desidratação é um problema bastante freqüente com o calor intenso, principalmente na praia. Vista a criança com roupas leves, claras e de algodão. Isso ajuda a deixá-las mais frescas e a transpirar menos.


O principal passo é a proteção da pele contra os raios ultravioletas, que são cada vez menos filtrados pela camada de ozônio. O ideal é que as crianças e os idosos tomem sol aos poucos, aumentando gradativamente o tempo de exposição quando forem ficando mais bronzeadas. O período ideal para o sol é antes das dez da manhã e depois das cinco da tarde, quando os raios estão mais amenos. Um chapéu ou boné deve ser usado.

Além da atenção à exposição ao sol, outra preocupação é com parasitas, como o bicho geográfico, que se encontra geralmente na areia úmida da praia. Para prevenir o contato com o parasita, o ideal é fazer com que as crianças tenham alguma proteção para sentar (uma toalha, por exemplo) e calcem chinelo.
Conheça o Projeto Limpeza na Praia!

O Instituto Ecológico Aqualung é uma das maiores e mais atuantes entidades preservacionistas brasileiras. Atuando na área de preservação e educação ambiental, divulgando a informação e o conhecimento sobre as causas ecológicas, criando publicações sobre o meio ambiente e a fauna marinha e lançando campanhas de conscientização da importância de se preservar o meio ambiente, o Instituto desenvolve um trabalho moderno, eficiente e de inestimável valor para as gerações futuras: a preservação do nosso planeta. O Projeto Limpeza Na Praia - IEA  consiste em quatro ações anuais de limpeza de praias e conscientização da população.

Preserve a natureza!

    Não jogue lixo na praia e não enterre o lixo pois, na próxima maré, ele será descoberto pelas ondas. Não esqueça de levar seu saquinho para depositar em uma cesta de lixo.
    Não jogue pontas de cigarro na areia ou na água: elas contêm inúmeras substâncias tóxicas para os organismos marinhos.
    Não jogue lixo nas ruas. O lixo acaba indo para o mar, entope os bueiros e provoca enchentes.
    Não destrua ou danifique a vegetação litorânea, tanto nas praias como nas trilhas.
    Respeite os animais que vivem nos lugares que você vai visitar. Se estiver numa praia mais deserta, evite gritar se avistar algum animal.
    Dirija lentamente e com mais atenção para não atropelar nenhum animal cruzanndo as pistas das rodovias litorâneas.
    Se você não conhece a praia onde está, não nade onde o nível da água ultrapasse a altura do peito, para não ficar sujeito a ação das correntes.
    Em dias de ondas fortes ,evite entrar no mar.
    Se a praia possuir salva-vidas, peça orientação sobre as condições do mar e os melhores lugares para banho.
    Sempre respeite o mar e não ultrapasse seus limites.

Fique atento!

A água do mar reflete 10% da radiação solar fazendo com que você fique ainda mais vulnerável às queimaduras! O 'entra-e-sai' do mar também é perigoso: a evaporação da água no corpo rouba a umidade da pele, deixando-a ressecada.
Água, fundamental para manter a saúde no verão
Para manter o equilíbrio do corpo no verão, uma boa dica é a água. A idéia é aumentar o consumo para repor líquidos e sais minerais, que ajudam o organismo a funcionar melhor. Para garantir uma pele bonita e bronzeada, hidratação é a melhor pedida.

Com as altas temperaturas, iniciamos um período de maior transpiração, onde muitos nutrientes acabam se perdem. Para evitar desgaste e manter o corpo equilibrado, aposte na água mineral. Além de desintoxicar, possui em sua composição elementos capazes de equilibrar as funções do organismo.

O nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água e, principalmente no verão, eliminamos cerca de dois litros de líquido, ou pela transpiração ou pela urina. É fundamental ingerir pelo menos oito copos de água por dia, mesmo sem sede.


A água funciona como um solvente universal. É por meio dela que o organismo remove e elimina todas as impurezas e toxinas. Vale lembrar que, no processo de eliminação de água, seja pela urina ou suor, também perdemos sais minerais. Para repor a água eliminada, os especialistas recomendam ingerir não só a água pura, mas também em forma sucos de frutas, chás e  água de coco. Lembre-se que bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação pois não ajudam na hidratação.

Alimentação saudável

Mantenha uma alimentação leve e balanceada, com cereais, vegetais e carnes magras - de preferência brancas, como peixe ou frango. Dê preferência aos alimentos grelhados ou assados. Evite frituras, alimentos pesados e gorduros.





http://portaldovoluntario

Nenhum comentário: