16 de novembro de 2009

16 tipos de pele


Biotipo cutâneo



Desde o século passado (XX) utilizamos a classificação proposta pela cosmetóloga e empresária Helena Rubenstein. Essa classificação divide a pele em seca, oleosa e mista. O problema dessa classificação é que ela não leva em conta outros parâmetros que são fundamentais para avaliação mais completa da pele.Você já notou a presença de manchas escuras que aparecem na pele após exposição solar? Se você já comprou um cosmético que fez milagres na pele de sua amiga, mas que na sua pele só causou vermelhiidão, coceira e irritação? Você tem uma alimentação e um estilo de vida saudável? A PELE SAUDÁVEL resulta da avaliação dos parâmetros propostos por Rubenstein e por vários outros aspectos, sendo que alguns ajudam a responder as questões anteriores. Por isso, a Dra. Baumann definui que devem ser avaliados 4 parâmetros para descrever com maior precisão o SEU TIPO DE PELE:
• Seca - Dry (D) x Oleosa-Oily (O) A pele oleosa aparece brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó. Essas pessoas não toleram produtos em creme, pois pioram a oleosidade. A pele seca apresenta-se opaca e descamativa. As pessoas de pele seca apreciam produtos em creme. Muitos acreditam que esse parâmetro seja afetado apenas pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também desempenha um papel importante.
• Sensível- Sensitive (S) x Resistente -Resistant (R)
A pele sensível fica facilmente vermelha e irritada, mesmo com o uso de produtos “suaves”. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites. Já a pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.
• Pigmentada-Pigmented (P) x Não Pigmentada/Non-Pigmented (N)
Algumas pessoas pensam que as pessoas com a pele pigmentada são aquelas que têm a pele escura ou negra. Isso não corresponde a verdade na classificação da Dra. Baumann. Todos que têm manchas escuras, como melasma, manchas de sol, sardas,… são considerados tipos pigmentados.
• Enrugada-Wrinkled (W) x Firme-Tight (T)
Esse parâmetro é o melhor indicador de como sua pele envelhecerá, baseia-se tanto nas características genéticas, como no estilo de vida. Você não pode mudar seus genes, mas sua rotina de vida pode incorporar hábitos saudáveis que ajudem na prevenção do envelhecimento precoce. Os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele são: exposição solar (o principal), tabagismo, má alimentação, dentre outros.
Considerando todos esses parâmetros teremos os 16 Tipos de Pele ao invés de 3 ou 4, dando uma visão mais completa e precisa. Por exemplo, minha pele é OSPW (oleosa, sensível, pigmentada e com tendência ao envelhecimento precoce), por isso o meu tratamento não deve só considerar o uso de produtos que previnam a acne e a oleosidade, mas também prevenir a formação de manchas (no meu caso, as sardas) e previnir o envelhecimento precoce decorrente da exposição solar como aparecimento de rugas precoce e do câncer de pele.
O Sistema Baumann que está contindo no livro PELE SAUDÁVEL da dra. Baumann ajuda a fazer escolhas positivas, adequadas para a necessidade individual de cada um. esse livro já está disponível nas livrarias brasileiras. Basta fazer o teste contido no livro e seguir as dicas para seu tipo de pele.
Qual seu tipo de pele?
Mista, oleosa, seca ou normal? A resposta pode ser... nenhuma dessas!
Por Luana Martins e Marcella Brum • 15/12/2007
Diante de uma prateleira repleta de cosméticos "milagrosos", você sabe qual escolher? As promessas são muitas e as substâncias responsáveis por elas, inúmeras. Mas, cremes e cremes depois, sua pele não parece estar lá com a tal aparência de pêssego prometida por todos. Talvez você não saiba ao certo seu tipo de pele. Mista, normal, seca ou sensível? A resposta, na verdade, pode ser nenhuma das anteriores. Recente pesquisa realizada pela dermatologista Dra. Leslie Baumann, do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, EUA, revelou que existem 16 tipos diferentes de pele, cada qual com suas características e necessidades únicas. A descoberta promete revolucionar o mundo da beleza e deverá ser a solução que você tanto procura.
Camila Slavieiro, arquiteta, é uma que tem dificuldades de classificar sua pele e acredita que ela não se encaixa nos quatro tipos comuns. "É oleosa, mas também é um pouco seca. Produtos para pele oleosa me deixam repuxando, aí, em dias, estou coma pele completamente ressecada. Se compro para seca, fico com ela brilhando. É um drama", conta. Pelo mesmo problema passa a jornalista Júlia Ignácio. Segundo ela, enquadrar as necessidades de sua pele aos produtos disponíveis no mercado é difícil. "Ela tem zona T, mas, às vezes, fica toda seca. Tem dias que está toda oleosa, não sei o que pensar. Vou adequando os cremes às características que ela apresenta. Tenho na bancada do banheiro um monte de cosméticos", diz.
Agora o médico dispõe de informações completas e abrangentes que permitem, de forma dirigida, programar o tratamento do paciente.
Classificando
A cosmetóloga Helena Rubinstein classificou a pele por dois quesitos, a hidratação e a sensibilidade, o que resultou nos quatro tipos que conhecemos: normal, mista, seca e oleosa. O Sistema Baumann de Classificação dos Tipos de pele, fruto de uma pesquisa com 1.400 pacientes, adicionou outros dois critérios - pigmentação e tendência à formação de rugas. E, de acordo com o método, os 16 tipos se encaixam em quatro grandes categorias: oleosa X seca; sensível X resistente; pigmentada X não-pigmentada; enrugada X firme. No entanto, esses parâmetros não são excludentes e podem ser combinados, resultando nessa variedade de tipos.
A dermatologista Dra. Érica Monteiro, porta-voz da Dra. Leslie no Brasil, revela que o avanço nos tratamentos impulsionou esse progresso em relação aos tipo de pele, de suas particularidades e reais necessidades. "Agora o médico dispõe de informações completas e abrangentes que permitem, de forma dirigida, programar o tratamento do paciente. Além disso, ao entender o funcionamento da sua pele, a pessoa lida melhor com os cuidados necessários", afirma Érica.
A descoberta da Dra. Leslie esclarece o porquê de substâncias festejadas pelos dermatologistas, como o DMAE, por exemplo, não serem adequadas a qualquer tipo de pele, podendo causar irritações, ardência e inflamação. A pesquisa resultou no livro "Pele Saudável - A fórmula perfeita para o seu tipo de pele", da editora Campus-Elsevier, em que a médica destrincha, pele por pele, produtos, novas tecnologias (peelings químicos, injeções de colágeno, toxina botulínica) e um plano de cuidados diários.
No entanto, Dra. Érica Monteiro alerta que a consulta a um dermatologista é sempre fundamental, sobretudo, em nosso país em que não há rigidez no controle de medicamentos e alguns produtos listados no livro. "Além disso, uma mancha, uma pinta, uma verruga e outras lesões que aparecem na pele podem não ser simplesmente problemas cosméticos, e sim alguma doença que deva ser tratada", frisa ela.
Curiosa para descobrir seu tipo de pele? Então, veja as nas próximas páginas principais características de cada um dos dezesseis tipos e os cuidados necessários.
Qual seu tipo de pele?
1) Oleosa, sensível, pigmentada e enrugada:
Características:
Pele bronzeada, com presença de acne e sardas. Costuma apresentar manchas marrons e esbranquiçadas, rugas desde jovem e dermatites.
Usar:
Para diminuir a acne, utilize produtos com ácido salicílico ou retinol. Cremes com aloe vera, camomila e dexpantenol (B5) são ideais para reduzir a inflamação.
Para prevenir rugas, os produtos indicados devem ser à base de cafeína e coenzima Q10. Filtros solares, apenas, os produzidos com óxido de zinco.
Evitar:
Produtos com óleo de canela, manteiga de cacau, ácidos lipóico e hialurônico. Não usar filtros solares com avobenzona e metoxicinamato - encontrado em produtos à prova d'água.
2) Oleosa, sensível, pigmentada e firme:
Características:
Pele com acne, propensão a alergias e inflamações. Filtros solares deixam essa pele com aparência branca ou violeta. Nas pessoas claras, há a presença de sardas e manchas de sol.
Usar:
Produtos com camomila, aloe vera e ácido salicílico (aliviam as inflamações). Cremes com retinol são ideais para combater a acne e rugas. Para tratamento das manchas de sol, usar loções com ácido kójico.
Evitar:
Esfoliantes e produtos com fragrâncias, lanolina, manteiga de cacau e óleo de jojoba.
3) Oleosa, sensível, não pigmentada e enrugada:
Características:
Pele avermelhada e de difícil bronzeado. Presença de espinhas, poros abertos e rugas precoces.
Usar:
Para hidratação, é recomendado o uso de séruns com antioxidantes. Produtos com camomila e azuleno são indicados contra inflamações. Cremes com corticóides são ideais para dermatites. Use também produtos com coenzima Q10, aloe vera, ácido salicílico e zinco.
Evitar:
Produtos à base de álcool, acetona, lanolina, cremes antiidade, vitamina C, e filtros solares com avobenzona e benzofenoma.
4) Oleosa, sensível, não-pigmentada e firme:
Características:
Pele ruborizada, com veias aparentes, manchas vermelhas que descascam, sobretudo, em torno do nariz. Presença de rugas só depois dos 40 anos.
Usar:
Produtos antiinflamatórios e produzidos com camomila ou aloe vera.
Evitar:
Cremes antiidade ou à base de ácidos de frutas e DMAE. Não usar também protetores solares com avobenzona e benzofenoma.
5) Oleosa, resistente, pigmentada e enrugada:
Características:
Pele de aparência lustrosa, com poros largos e ausência de acne.
Usar:
Esfoliantes (reduz oleosidade), cremes com coenzima Q10, ginseng, chá verde, vitamina C, retinol, DMAE e ácido glicólico.
Evitar:
Cremes e loções que não penetrem na pele, além de produtos à base de óleos e de soja.
6) Oleosa, resistente, pigmentada e firme:
Características:
Pele lustrosa, com pouca presença de rugas e acne. É bastante comum em negros. Em pele clara, há maior incidência de sardas e manchas.
Usar:
Produtos com vitamina C, retinol, ácido kójico, ácido salicílico e ácido glicólico.
Evitar:
Produtos com soja e estrogênio (aumento das manchas). Na pele escura, não realizar tratamentos a laser.
7) Oleosa, resistente, não - pigmentada e enrugada:
Características:
Pelo moderadamente lustrosa, com pouca acne e rugas precoces.
Usar:
Produtos com antioxidantes (previne o envelhecimento), retinol (controla a oleosidade e previne rugas), vitamina C e E, tratamentos como laser, dermo-abrasão, peelings profundos e toxina botulínica.
Evitar:
Hidratantes durante o dia, e produtos com excesso de oleosidade, como óleo mineral e vaselina.
8) Oleosa, resistente, não- pigmentada e firme:
Características:
Pele que dificilmente fica bronzeada. Poucas rugas e acne. Presença de cravos.
Usar:
Hidratantes à base de gel ou loções sem óleo, loções de limpeza à base de ácido salicílico, e esfoliantes.
Evitar:
Hidratantes gordurosos e produtos com óleos, como o de girassol.
9) Seca, sensível, pigmentada e enrugada:
Características:
Pele muito fina e seca, que apresenta irritações, vermelhidão e descama com freqüência. Arranhões e cortes resultam em cicatrizes. Comum a presença de lábios ressecados.
Usar:
Produtos com ácido kójico, aloe vera, ceramidas, glicerina e vitamina C. Utilizar águas termais em spray antes de aplicar cremes. E hidratante três vezes ao dia.
Evitar:
Adstringentes (irritam a pele), e esfoliantes (tornam a pele mais sensível).
10) Seca, sensível, pigmentada e firme:
Características:
Pele sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento nas mãos e pálpebras escuras.
Usar:
Hidratantes com filtro solar e ingredientes simples como óleo de oliva ou manteiga de cacau.
Evitar:
Adstringentes, esfoliantes e cosméticos com soja que contenham estrógeno.
11) Seca, sensível, não-pigmentada e enrugada:
Características:
Pele ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. Presença de acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces.
Usar:
Hidratantes três vezes ao dia, produtos com coenzima Q10, chá verde, extrato de grãos de uva e cafeína para prevenir rugas.
Evitar:
Cosméticos com vitamina C, retinol e cremes antiidade. Para acne, não usar produtos com manteiga de cacau e óleo de coco.
12) Seca, sensível, não-pigmentada e firme:
Características:
Pele seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Muito alérgica e com espinhas ocasionais.
Usar:
Hidratantes fortes, de preferência, com filtro solar.
Evitar:
Produtos com álcool, adstringentes e sabonetes agressivos, que tiram a gordura natural da pele.
13) Seca, resistente, pigmentada e enrugada:
Características:
Pele de fácil bronzeamento, sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos.
Usar:
Cosméticos à base de retinol, cremes para o rosto e a área dos olhos com antioxidantes em doses altas. Produtos com vitamina C também são recomendados, e esfoliantes quatro vezes por semana
Evitar: Produtos com álcool, sabonetes e loções adstringentes.
14) Seca, resistente, pigmentada e firme:
Características:
Pele seca, com descamações no rosto e no pescoço, geralmente, áspera nos joelhos e cotovelos. Presença de sardas e manchas de sol.
Usar:
Hidratantes com filtro solar, produtos com retinol e vitamina K.
Evitar:
Peelings químicos e tratamentos a laser (acentuam as manchas escuras), além de produtos com soja e estrógeno.
15) Seca, resistente, não-pigmentada e enrugada:
Características:
Pele clara, delicada e sem sardas ou manchas.
Usar:
Até os 30 anos são recomendados produtos ricos em antioxidantes como vitamina C e E, chá verde e coenzima Q10. A partir dessa idade, produtos com ácido hialurônico, colágeno e elastina.
Evitar:
Sabonetes e xampus com detergentes, produtos com álcool e adstringentes.
16) Seca, resistente, não- pigmentada e firme:
Características:
Pele de difícil bronzeado, típica em loiros ou morenos claros.
Usar:
Hidratantes tradicionais, à base de glicerina e água de rosas.
Evitar:
Produtos à base de álcool e adstringentes.


www.dermatologia.com.br/16tiposdepele/step1.php

Nenhum comentário: