8 de novembro de 2009

Fibro Edema Gelóide




O fibro edema gelóide, popularmente chamado de celulite, atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais freqüentes em relação à estética.
O fibro edema gelóide é caracterizado pelo aspecto de “casca de laranja” da pele. As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdome, quadris,
culotes, nádegas, coxas e pernas.
Histologicamente a celulite é uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo, não inflamatória, seguida de polimeração de substância fundamental que se infiltrando nas tramas produz uma reação fibrótica
consecutiva.
Neste tecido patológico algumas células adiposas estão aumentadas em volume. Encontra-se espessamento e proliferação das fibras de colágeno que provocam ingurgitamento dos tecidos, a circulação de drenagem é sensivelmente reduzida, e os fibroblastos são encarcerados. As fibras elásticas tornam-se frágeis e rompem-se. As fibras realizam um tipo de rede que comprime vasos e nervos.
Para efeito de classificação, a celulite pode ser classificada como:
· Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
· Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
· Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.
· Grau 4: idem grau três porém ainda mais acentuada a aparência de casca de laranja . A pessoa refere muita sensibilidade de dor ao toque do massagista em conduta de massagem estética. Considerada
irreversível.
Testes para reconhecer o fibro edema gelóide:
Após a preensão da pele juntamente com a tela subcutânea entre os dedos, promove-se um movimento de tração. Se a sensação dolorosa for mais incômoda do que o normal, este também é um sinal do fibro edema gelóide, onde já se encontra alteração de sensibilidade.
O segundo teste, consiste no “teste da casca de laranja”, onde se pressiona o tecido adiposo entre indicador e o polegar ou entre as palmas das mãos, e a pele se parecerá com uma casca de laranja,
com aparência rugosa.
Obesidade e Celulite:
A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras de sustentação da pele. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave,
formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.
Fatores de Predisposição ao Fibro Edema Gelóide
· Alterações hormonais (q levam a alteração circulatória)
· Alterações metabólicas
· Predisposição genética
Fatores Agravantes do Fibro Edema Gelóide:
· Alimentação inadequada
· Sedentarismo
· Bebidas alcoólicas
· Pílulas anticoncepcionais
· Cigarro
· Obesidade
· Excesso de sal
· Estresse
Tratamentos para o Fibro Edema Gelóide:
Inicialmente, deve-se fazer uma avaliação clínica detalhada, para se poder optar pelo método de tratamento mais adequado. Nos graus mais brandos de celulite, sempre se tem resultados mais rápidos e eficientes nos tratamentos.
· Mesoterapia: procedimento médico pelo qual é injetado um fármaco (substância em pequenas doses, com agulhas muito curtas, nos locais onde se deseja tratar).
· Drenagem Linfática: é uma técnica de massagem manual leve e estimuladora dos vasos linfáticos e gânglios linfáticos, provocando a desintoxicação e remoção do excesso de líquido e proteínas do meio intersticial, diminuindo o edema.
· Ultra-som: está vinculado aos seus efeitos fisiológicos associados à sua capacidade de veiculação de substâncias através da pele. Dentre outros efeitos, temos a neovascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas, e melhora das propriedades mecânicas dos tecidos.
Massagem Estética e Fibro Edema Gelóide
A massagem representa um coadjuvante no tratamento da celulite, não devendo ser utilizada como recurso terapêutico único e completo, devido à etiologia multifatorial do fibro edema gelóide.
A massagem promove analgesia e incremento na circulação sangüínea e linfática. Outras ações da massoterapia são: auxílio na penetração de produtos com princípios ativos específicos, diminuição da resistência da pele às correntes, e aumento da maleabilidade tecidual. Ela deve ser utilizada de forma inteligente. A utilização de técnicas de drenagem linfática é de grande valia no tratamento diante do quadro de estase sangüínea e linfática. Portanto quando o enfoque no tratamento estético é o fibro edema gelóide, o massoterapeuta deve priorizar em sua conduta de atendimento a utilização de manobras de drenagem
linfática, no sentido de retorno venoso da circulação e em direção aos gânglios linfáticos. Podem ser utilizadas manobras de deslizamento, deslizamento em bracelete, fricções e amassamentos, que também
irão atuar sobre o tecido adiposo, melhorando seu aspecto irregular.
Recomendações para Auxiliar a Redução do Fibro Edema Gelóide
· Tomar água (Cerca de 2 litros por dia)
· Cremes para celulite, que podem melhorar em até 10% (mas devem ser aplicados diariamente)
· A dieta balanceada é fundamental para se obter um bom resultado
· Prática de Atividades Físicas regulares
· Não ingerir bebidas alcoólicas
· Não fumar
· Flacidez de Pele
Quando o limite elástico da pele é ultrapassado por algum motivo, como por exemplo, um indivíduo magro que se torna obeso em um curto período de tempo e depois emagrece novamente, ao cessar o estímulo, ela não volta ao seu tamanho original, dando origem a excesso de pele, denominado flacidez estética. Neste tipo de flacidez de pele, somente a cirurgia plástica resolverá o problema.
A flacidez também pode ocorrer com o envelhecimento fisiológico a que todos nós estamos sujeito.
Após a terceira década, inicia-se uma progressiva e contínua perda de massa muscular esquelética, e a maior parte é substituída por gordura.
Flacidez Muscular:
O fenômeno metabólico mais evidente do envelhecimento parece ser, no entanto, o retardamento da síntese de proteínas, em virtude do qual se estabelece um desequilíbrio entre a formação e a degradação. Com o envelhecimento, a pele tende a se tornar delgada em alguns locais, enrugada, seca e ocasionalmente escamosa. As fibras colágenas da derme tornam-se mais grosas, as fibras elásticas perdem parte de sua elasticidade e há um decréscimo gradual da gordura depositada no tecido subcutâneo. Todas as alterações propiciam o aparecimento da flacidez que neste caso envolve a flacidez de pele e a hipotonia muscular.
Um recurso bastante utilizado para a prevenção ou mesmo combate à flacidez, quando se refere á hipotonia muscular, é a atividade física regular.
A massagem não diminui efetivamente a flacidez muscular, ela não aumenta o tônus muscular, mas certas manipulações podem ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular (técnicas de

percussão), obtendo-se melhores resultados na flacidez quando o músculo é submetido a atividades físicas regulares.

Nenhum comentário: