Chegou o outono! O clima começa a esfriar, é a estação que nos prepara para o inverno.
Os raios solares chegam mais fracos à nossa pele, indicando a estação adequada para o início de tratamentos de pele – esquecidos no verão – e hidratar a pele para as temperaturas rigorosas do inverno.
Por que a pele resseca no inverno?
A pele é uma das partes do corpo que mais sofre com as alterações climáticas. A ação dos ventos e do frio causa uma descamação na pele sem hidratação, resultando até mesmo em falhas na coloração da pele.
O primeiro ponto a ser alterado é o banho. Banhos superquentes devem ser evitados. A água muito quente tira a oleosidade natural da pele, tiram o brilho, ressecam e acentuam as linhas de expressão.
Mas acalme-se. Não é necessário tomar banho na água fria, mas sim diminuir o tempo de permanência. O recomendado é um banho rápido e morno.
Como preparar e hidratar a pele para o inverno?
O primeiro passo é saber qual é o seu tipo de pele: seca, extrasseca, normal, ou oleosa e procurar um creme hidratante que atenda as necessidades da sua pele. Consulte-se com um dermatologista e solicite uma avaliação.
Feito isso, a pele agredida pelo vento pede uma aplicação de hidratação caprichada. O ideal é que você faça essa aplicação logo após o banho, com a pele ainda úmida – e poros abertos – para melhor absorção. Intensifique nas áreas mais afetadas como braços e pernas.
Lembrete 2: a pele do rosto é mais sensível que a pele do corpo. Procure produtos específicos para cada região do corpo.
Lembrete 1: não se esqueça de manter a pele limpa para resultados mais eficientes.
Também é preciso hidratar o corpo, ingerindo bastante líquidos. Nessa época do ano, costumamos ingerir menos água, fazendo com que resseque naturalmente. Por isso, hidrate-se também de dentro para fora. Procure ingerir em média 2 litros de água por dia.
Esfolie a pele uma vez por semana. Esse processo ajuda a reciclar as células mortas e faz com que a pele absorva muito mais o creme hidratante. Se você tem a pele oleosa ou negra, é importante remover as células mortas presentes na pele. Procure fazê-la durante o banho para preparar a pele para uma hidratação homogênea.
Mesmo com temperaturas baixas, não estamos livres dos raios UVA e UVB. Por isso, é importantíssimo o uso do protetor solar diariamente, quantas vezes forem necessárias.
O uso do protetor solar é muito benéfico para a pele, mesmo em temperaturas mais brandas. Utilize-o duas ou três vezes ao dia. O ideal é que ele seja aplicado logo pela manhã e reaplicado após o almoço por exemplo.
Qual é o melhor tipo de alimentação e exercício?
A alimentação deve ser rica em legumes, verduras, frutas e muita água. Beber muito líquido é importante para manter o corpo hidratado.
Aproveite e alongue-se ao acordar. Em dias de temperaturas mais frias, as articulações ficam mais preguiçosas.
As dicas são simples. Na verdade, são pequenos hábitos que você terá que fazer durante a estação para ter pele cada vez mais bonita e bem cuidada.
Caso você possua dúvidas ou deseje um tratamento mais específico, consulte seu dermatologista e ele indicará o melhor produto para seu tipo de pele.
Um comentário:
Amo né? tudo que vc posta por aqui.
saudades minha professora mais linda, aparece tá?
beijo
Postar um comentário