A indústria cosmética procura cada vez mais opções para aperfeiçoar seus produtos. As pesquisas na área da cosmetologia avançaram para substâncias inexploradas e inusitadas como a secreção de caracol, ou sua "baba", as células tronco, as gemas vegetais e o pó de pérolas.
A gosma do caracol, secreção produzida pelo molusco quando sofre irradiação, tem alto poder cicatrizante, pois é rico em aminoácidos e vitaminas. A substância foi utilizada com grande sucesso em queimaduras de vítimas do acidente nuclear de Chernobyl, na então União Soviética, em 1986. Verificou-se que a recuperação foi duas vezes mais rápida. Atualmente, a substância é usada para regeneração da pele de pessoas que se submetem à radioterapia.
A indústria da beleza ainda estuda um produto "que regenera a pele com rugas e dá mais firmeza à pele, e a baba de caracol estimula a produção de colágeno", diz Maurício Pupo, especialista em cosmetologia e coordenador da pós-graduação em Cosmetologia da UniCastelo e UnigranRio. "A substância começou a chegar no Brasil e algumas farmácias de manipulação já a utilizam."
Está em estudo o uso de células tronco no tratamento para rugas de expressão, sulcos e cicatrizes, além do preenchimento para modelagem no rosto.
"O que já existe no exterior é a retirada de um fragmento de tecido da paciente e em laboratório se isola e multiplica as células produtoras de colágeno (fibroblastos). As células multiplicadas são injetadas nas regiões a serem tratadas", diz Juliana Leal, especialista em biologia celular e engenharia tecidual e chefe do Laboratório do Banco de Células Tronco Cellpreserve. "As pesquisas se orientam para utilizar células tronco do cordão umbilical e células de gordura como auxiliares do tratamento estético". As inovações devem chegar ao mercado somente em dois anos.
As gemas vegetais, ou os brotos das plantas, são outra opção. Elas concentram uma quantidade maior de princípios ativos, portanto são mais eficazes. Esta técnica está sendo desenvolvida na França com o broto de figo e de sorva (sorbus domestica). Ambos têm propriedades lipolíticas, ou seja, que reduzem a gordura e a celulite. Pupo diz que os primeiros testes mostraram uma redução de dois centímetros no volume abdominal de homens em 56 dias e no mesmo período, o produto diminuiu a rugosidade da celulite em mulheres em cerca de 26%.
O pó de perólas tem efeito hidratante e soft focus. A pérola é esmagada e as pequenas partículas preenchem as pequenas rugas e fissuras que existem na pele. Como reflete a luz, dá a impressão de que as rugas desapareceram. A técnica é utilizada há muito tempo na China e agora começou a ser utilizado em produtos e alguns spas já usam esta hidratação.
Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário