Tratamento de Rosto
Ter uma pele cuidada exige o estabelecimento de uma rotina. Terá que encontrar uma que seja própria para o seu rosto e se adapte ao seu estilo de vida e, é claro, do tempo que dispõe para tratar dela.
Não esqueça o seu pescoço; trate-o como fazendo parte do seu rosto.
Regra Geral, deve:
Ter em atenção que as necessidades da sua pele variam conforme as estações do ano;
Limpar sempre a pele, com um produto adequado, antes de aplicar qualquer creme;
Remover a maquilhagem com um produto criado para o efeito;
Proteger a pele do sol, usando protetor solar com factor de proteção adaptado à cor da sua pele e tendo em conta o tempo de exposição solar;
Fazer uma limpeza de pele profunda por um especialista, pelo menos uma vez por ano, de modo a desobstruir os poros, libertando-os de impurezas, poluição e pontos negros, e permitindo uma melhor oxigenação dos tecidos.
Para ter uma pele limpa e hidratada, a sua rotina deverá incluir limpeza, esfoliação e hidratação da pele.
A limpeza da pele deve realizar-se duas vezes por dia (manhã e noite).
Use um produto que se adapte ao seu tipo de pele. Peles oleosas sentem-se mais limpas e confortáveis usando produtos em forma de gel para remover com água. Para uma limpeza mais rápida poderá optar por soluções micelares que se aplicam com algodão e não necessitam de ser removidas com água.
Ao contrário, peles secas preferem cremes de limpeza que lhes confere um conforto extra, sem ficarem com a sensação de pele repuxada. Estes produtos geralmente removem-se com algodão.
O tónico usa-se como complemento da limpeza. Tem como finalidade remover o excesso de produto de limpeza usado e outras impurezas, suavizando a pele e preparando-a para uma correta hidratação. No caso das peles oleosas, para além do que já falamos, o tónico ajuda a fechar os poros que normalmente se encontram muito dilatados e ainda, concede uma sensação extra de pele fresca e limpa.
A esfoliação faz-se, regra geral, uma vez por semana. Tem como objetivo remover as células de pele morta e estimular a renovação celular. Peles muito oleosas e mais resistentes podem usar esfoliante duas a três vezes por semana. Peles sensíveis ou muito secas convém usar, no máximo, uma vez por semana. Pele muito sensível pode reduzir o seu uso para duas vezes por mês.
Depois de limpa e tonificada, a pele tem de ser hidrata. Uma pele desidratada apresenta-se mais áspera, menos elástica e com um aspecto mais envelhecido.
O hidratante deve ser aplicado todos os dias, de manhã e/ou noite, logo após a limpeza da sua pele. Deverá escolher um hidratante com uma fórmula que se adapte ao seu tipo de pele, e de preferência com proteção solar, de modo a evitar o envelhecimento precoce provocado pelos raios solares.
Se se tratar de uma pele jovem, o uso de um hidratante será suficiente para manter a sua pele macia e luminosa. Se, pelo contrário, se tratar de uma pele mais madura, poderá completar o seu cuidado hidratante com um contorno de olhos ou ainda, usar um creme que além de hidratante tenha incorporado na sua fórmula um produto com ação antirrugas.
Peles secas preferem texturas mais cremosas enquanto que peles mistas a oleosas preferem as texturas mais fluidas.
A partir dos trinta poderá começar a usar um creme específico de noite, com ação anti envelhecimento.
Os cremes de tratamento, tais como os despigmentantes ou os usados para a acne, devem ser colocados preferencialmente à noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário