22 de outubro de 2009

Qualidade de Vida


Exercícios de Ginástica Laboral
A sequência de exercícios de relaxamento, tem por finalidade ajudar a prevenir problemas relacionados ao uso de computador e, naqueles que já foram acometidos por algum dano, ajudar na sua reabilitação.

Eles podem ser realizados a qualquer momento, na própria estação de trabalho, sem necessidade de deslocamento ou roupas especiais. São importantes também, pois estimulam as “pausas”, tão necessárias, e tão subestimadas.

Se praticados corretamente, os movimentos poderão diminuir a tensão muscular; melhorar a circulação; reduzir a ansiedade, o estresse e a fadiga; melhorar a prontidão mental; diminuir o risco de lesões; facilitar o trabalho; desenvolver a consciência corporal e levar a um bem estar geral. No entanto, se você tiver uma lesão ou qualquer tipo de dor recorrente, deverá procurar um médico ou serviço de saúde antes de iniciar os exercícios.
Observações para realizar movimentos de relaxamento
• Respirar naturalmente;
• Concentrar-se nos músculos e articulações sendo alongados, procurando ficar o mais relaxado possível;
• Não balançar;
• Permitir a extensão do movimento até o ponto máximo sem dor;
• Os movimentos devem levar ao relaxamento, nunca à dor;
• Se você está alongando-se de maneira correta, a sensação deve diminuir ligeiramente enquanto o alongamento é mantido;
• Seu corpo é diferente a cada dia, oriente-se pela sensação do alongamento;
• Os benefícios aparecem com a regularidade, observe-se antes de iniciar a seqüência e veja como você se sente após algumas semanas;
• Os movimentos devem ser realizados dos dois lados do corpo.

Fases do Alongamento
Alongamento suave
Alongue-se até sentir uma leve tensão e mantenha-se por 5-10 segundos e relaxe. Enquanto o alongamento é mantido, a sensação de tensão deve diminuir. Se isto não acontecer, ceda um pouco até ficar mais confortável.
Alongamento progressivo
Agora, alongue-se um pouco mais, até sentir novamente uma leve tensão. Mantenha-a por 5-10 segundos. Novamente, a sensação deve diminuir ou permanecer a mesma, nunca permita a dor, se isto acontecer, volte para um alongamento mais confortável. Com o passar do tempo você perceberá uma maior flexibilidade e aumento na extensão do movimento.

Nenhum comentário: