2 de dezembro de 2011

Cigarro causa rugas!!




À medida que a expectativa de vida aumenta no mundo, dermatologistas vêm investigando as melhores maneiras de se manter a elasticidade e o tônus da pele depois de uma certa idade. Há duas décadas, trabalhos científicos vêm pesquisando o impacto, causado pelo hábito de fumar, na pele, principalmente do rosto. Os resultados deixam pouca margem para dúvida: fumantes apresentam bem mais precocemente rugas no rosto e aparência da pele envelhecida, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam.
Muitos pesquisadores vêm tentando entender os motivos desse resultado indesejado, principalmente para aqueles que acham fumar um ato socialmente atraente e de certo modo “sexy”. Pesquisadores japoneses acham que o cigarro provoca uma quebra na harmonia da matriz do tecido conjuntivo (localizado sob a pele), o que seria a base molecular para o envelhecimento precoce. Alguns europeus acreditam que a associação ruga-tabaco é especialmente forte nos fumantes que estão constantemente expostos ao sol. Alguns estudiosos consideram que o impacto é maior na pele de mulheres. Qualquer que seja o mecanismo, portanto, parece haver um razoável consenso de que pele jovem, ou pelo menos conservada, não combina com uso de cigarros.

Pesquisas feitas com pessoas gêmeas têm revelado resultados inquestionáveis. O efeito do fumo sobre a pele é ainda mais potencializado com a exposição ao sol, como mostra a fotomontagem acima de duas irmãs gêmeas de 65 anos de idade. A da direita viveu anos fumando e tomando banhos de sol, enquanto sua irmã, não.
Assim, talvez valha a pena repensar um tipo de mecanismo muito frequente quando se discute sobre cigarros: receio de parar de fumar por medo de engordar, o que, muitas vezes, de fato acontece. Infelizmente, como muitas outras coisas na vida, os prós e contras de cada situação tornam qualquer decisão complexa.
Mas se o critério a ser adotado for a aparência atraente e jovial, pode ser que valha à pena preferir uma pele saudável a uma silhueta esguia, uma vez que é bem mais fácil perder peso do que rugas.
Uma dica para evitar o ganho de peso após parar de fumar é praticar atividades físicas. A atividade física pode ajudar a diminuir o desejo por nicotina e aliviar alguns sintomas da síndrome de abstinência. Por mais leve que seja o exercício, você só terá benefícios.

http://www.medclick.com.br/drogas/fumar-provoca-rugas.html

Nenhum comentário: