10 de fevereiro de 2012

Cuidados com a pele!!!


 



E se alguém lhe perguntasse qual é o maior órgão do corpo humano? Lembrar-se-ia de responder: “a pele”? De facto, nem sempre nos lembramos do mais óbvio. A pele é o nosso BI visual, está à vista de todos. Como tal merece os maiores cuidados. Nas linhas que se seguem, o blog fotosantesedepois.com deixa uma série de conselhos para cuidar melhor dela e de si.
Banhos de Higiene
A higiene da pele deve ser diária. Oleosidade, secura, exposição prolongada ao sol e a transpiração são verdadeiros inimigos da pele. E nada como um bom banho para a proteger. Na verdade, é no banho que se eliminam uma série de agentes indesejáveis, como excesso de secreções, bactérias ou células mortas.
Além disso, a água proporciona efeitos terapêuticos, o relaxamento do corpo e da mente. Que tanto nos revigora ao acordar, como nos alivia após um dia cansativo de trabalho. Os hábitos de higiene, além dos benefícios que trazem à saúde, são também importantes para o nosso conforto, imagem e aparência. Tenha uma pele limpa, suave, saudável e brilhante.
Hidratar também é evitar
É muito importante dar especial atenção aos produtos que escolhe para a sua higiene. Muitas vezes pensamos que pormos qualquer coisa na pele é melhor do que não pôr nada. Evite que os seus produtos de limpeza e hidratantes contenham:
- Perfumes
- Substâncias alergizantes
- ou seja comodogénico
Não menos importante são os hábitos e materiais usados na nossa higiene. Evite também:
- Lavagens frequentes e prolongadas
- Água muito quente; opte antes pela água morna
- Esponjas de banho agressivas
- Secar a pele, o corpo com fricção enérgica
Tudo isto porque é importante limpar sem agredir a nossa pele
Use produtos que respeitem a pele

Verdades e Mitos Sobre a Pele


Quero tambem partilhar esta informação que pode ser útil para muitas de vocês. Então vou falar um pouco sobre as verdades e mitos para a beleza e saúde da sua pele.

Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais?
Mito.
Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

A alimentação causa espinhas?
Mito.
A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. No entanto, observa-se que, mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que suas lesões pioram com determinados alimentos, evite-os.

Pintas e sinais podem virar câncer?
Verdade.
Alguns tipos de sinais, como os nevos pigmentados (sinais escuros), podem se transformar em um câncer da pele chamado de melanoma.

Banho demais faz mal à pele?
Verdade.
A água não faz mal à pele porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco.

Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?
Verdade.
Em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa.

Pele oleosa envelhece menos?
Verdade.
A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Nenhum comentário: