12 de junho de 2013

Vamos ficar mais bela e com saúde?


Picnogenol (Pinus pinaster) 






Nome botânico:
Pinus pinaster
Nome popular:
Pinheiro, Pinheiro português, Pinheiro-bravo, Pinheiro marítimo.
Família:
Pinaceae
Parte utilizada:
Folhas, casca das pinhas.

Histórico e curiosidades:
O gênero Pinus inclui um grande número de espécies na Europa. Atualmente o pinheiro bravo cresce espontaneamente em todo o litoral mediterrâneo, adaptando-se a solos arenosos, ácidos e pobres, ocupando cerca de 1 milhão de hectares do território continental (31% da floresta continental).
Além de suas atribuições farmacológicas, o pinheiro tem grande potencial econômico devido a sua madeira, proteção contra ventos e atua também como protetor de dunas devido ao seu enraizamento.
Ecologia:
É uma planta de origem européia e mediterrânea, sendo considerado um dos 3 pinheiros mais importantes da Europa.
Propriedades Farmacológicas:
O pinheiro é um composto rico em bioflavonóides como, por exemplo, flavonóides, compostos fenólicos, proantocianidinas, sendo por estes, um potente antioxidante encontrado na casca do pinheiro e seu uso advêm da extração do mesmo adquirindo assim, um extrato conhecido comoPicnogenol.
Ações:
O Picnogenol se destaca como um excelente antioxidante fenólico (substância encontrada na casca das plantas) tendo sua ação mais potente que as da vitamina C (20 vezes) e vitamina E (50 vezes), regenerando o radical ascórbico inativo. Por ter alto poder antioxidante, ele é um ótimo combatente de radicais livres, esses que estão relacionados a diversas doenças como as cardiovasculares e o câncer.
O seu uso reforça a ação da vitamina C sobre as membranas e o colágeno aumentando a rigidez, maciez e elasticidade da pele além de estimular o sistema imune.
Atua no sistema cardiovascular reduzindo o colesterol, auxilia no controle da pressão arterial e reduz o risco de infarto e acidente vascular cerebral. Auxilia também o sistema plaquetário dilatando as artérias, possibilitando assim, um fluxo sanguíneo contínuo.
Suas ações no sistema respiratório estão relacionadas a prevenção e auxilio no alívio da rouquidão, da tosse, dos sintomas da gripe e rinite alérgica, isto quando se fizer uso cinco semanas antes da temporada de alergias. WILSON, 2010.
Podem também ser conferidas ao Picnogenol as ações relacionadas a melhora da cognição, da fertilidade, nos sintomas da osteoartrite e no desempenho esportivo.
Utilização:
Sua utilização recomendada é de 60 a 200mg/dia.
Precauções e contra indicações:
Não é indicado para pessoas com hipersensibilidade ao Pinus, lactantes, crianças menores de 6 anos, enfermidades neurológicas, entre outras.
Obs. Estou apaixonada pelo resultado!! Divido com o maior carinho para vocês.

Nenhum comentário: