5 de maio de 2012

Sol, uma terapia natural!!!

Na mitologia de numerosas culturas, religiões e civilizações antigas, desde os egípcios, astecas, chibchas e incas, até os chineses, japoneses, gregos e hindus, passando pelos primeiros nórdicos, o Sol foi venerado como um deus ou deidade e lhe adjudicavam um poder central em suas vidas.

Leia também:
Guia do protetor solar, ou como manter sua pele perfeita

Prova disso são as numerosas representações artísticas, monumentos e petróglifos com símbolos solares, que remontam até mesmo às idades da Pedra e do Bronze há milhares de anos.
Em tempos mais recentes, a ciência demonstrou, por meio de numerosas pesquisas, que apesar de estar a cerca de 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, a atividade solar tem um impacto decisivo sobre a vida terrestre e a saúde humana.

Segundo Daniel Lumera, doutor em Ciências Naturais e pesquisador dos efeitos terapêuticos da energia solar, "a luz do sol sintetiza a vitamina D, que serve para fixar o cálcio nos ossos, previne os resfriados, as doenças auto-imunes e a asma. Protege o coração, regula o bom funcionamento do fígado e dos intestinos, ajuda a não engordar...".

Para este especialista, autor do livro “El código de la Luz” (“O código da luz”, sem versão em português), o sol "regula os impulsos de fome, sede e sono" e ajuda o organismo a produzir vitamina D, que atua no desenvolvimento muscular durante a adolescência, na formação do colesterol, na resistência dos sistemas nervoso e imunológico, assim como na força física, na capacidade de atenção e na aprendizagem".


Menina desfruta o sol e o mar em uma praia de Almeria, na Espanha. Foto: J. M. Vidal.

De acordo com Lumera, a luz solar também ajuda a elevar "a produção de progesterona na mulher e de testosterona no homem, incidindo favoravelmente na libido e na saúde reprodutiva, além de melhorar a circulação sanguínea em nível epidérmico e gerar efeitos terapêuticos em casos de artrites, reumatismos e artroses, assim como na capacidade de visão".

Sempre respeitando as recomendações dos dermatologistas para prevenir o câncer de pele, Lumera aconselha as pessoas a tomarem sol não apenas no verão, mas em todos os dias do ano durante 15 minutos ou desfrutar da luz natural quando não há sol direto, evitando uma exposição excessiva nas horas de maior irradiação.

Banhos de sol, banhos de saúde
"O nascer e o pôr do sol são dois excelentes momentos para tomar sol, porque a radiação solar é inferior a de um televisor e sua ação terapêutica é igualmente profunda e eficaz que em outras horas", ressaltou o pesquisador.

Para o doutor Miquel Pros Casas, fundador da Associação Espanhola de Médicos Naturistas, se uma pessoa se cansa, se deprime e fica sem energia quando o verão termina, é possível que sofra uma desordem anímica que se produz porque seu organismo não está recebendo suficientes estímulos luminosos através dos raios do sol.

"Se a pessoa efetua uma caminhada diária de 45 minutos ao ar livre na hora do almoço, deveria notar uma melhoria no ânimo depois de uma semana. Se não é assim, convém consultar um médico para receber um tratamento específico para esta síndrome estacional, como os banhos de luz", detalhou Casas, autor de um manual de medicina natural.

No entanto, segundo este médico, "a aplicação de banhos de sol não é recomendável quando se tem doenças como hipersensibilidade aos raios solares, hipertireoidismo, insônia, doença de Addison, nefrite e anemia perniciosa, entre outras".


Girassois sob o sol em Hyderabad, no Paquistão, durante o Dia Internacional do Sol (3 de maio).EFE/NADEEM KHAWER.
"A luz natural estimula a produção da serotonina, da dopamina e de outras substâncias hormonais produzidas pelo corpo humano, que estão relacionadas com o bem-estar, a motivação, a coordenação muscular, a concentração intelectual e a tranquilidade", frisou Liz Wilde, reconhecida especialista britânica em saúde, beleza e forma física. Essa especialista recomenda "banhos de luz" aos afetados pelo estresse e pelo ritmo de vida vertiginoso para reanimar o corpo e recuperar a vitalidade. "Tente sempre passar algum tempo fora de casa a cada dia e livre-se dos óculos de sol quando os raios solares não estiverem intensos demais para receber toda a luz possível", declarou Liz Wilde. "Os estímulos luminosos, através das vias ópticas de nosso aparelho ocular, chegam ao hipotálamo, que ativa a glândula hipófises, estimulando o sistema endócrino: o que regula as funções vitais de nosso organismo", destacou a especialista em medicina natural Ángela Aguilar Parra.

Segundo esta especialista, "como consequência acontece um aumento funcional na glândula tireóide, com o que se estimula o metabolismo corporal, favorecendo, entre outras coisas, a perda de peso e também um aumento na secreção dos hormônios sexuais por parte dos ovários e testículos".

Além disso, segundo Ángela, "os raios solares de uma determinada longitude de onda destroem as bactérias que se encontram sobre a pele antes que estas se tornem perigosas para a saúde humana. Nas feridas infectadas ocorre uma grande melhoria, já que aumenta o poder cicatrizante".



http://m.yahoo.com/w/legobpengine/

Nenhum comentário: