14 de maio de 2009

Massagens




A cada dia que passa sempre me vem uma ou outra pessoa me perguntar sobre a massagem ayurvédica ou massagem indiana. O que percebo é a falta de esclarecimento sobre as massagens indianas. Não existe apenas um tipo de massagem indiana, mas na verdade, muitas. Temos massagens realizadas com as mãos, com os pés, o antebraço, em adultos, bebês, crianças, idosos, e sempre com complementos.

Mas para sabermos melhor como funciona cada massagem, em primeiro lugar devemos saber o que vem a ser a Medicina Indiana. Tão vasta e ampla quanto a Medicina tradicional Chinesa, e a nossa medicina atual, a medicina ayurveda é mais antiga do que se pensa e está associada ao Yoga. Mas para simplificar falarei somente da Medicina Indiana.

Para entendermos melhor explicarei o que é Ayurveda. Do Sânscrito:
• Ayur = Vida
• Veda = Conhecimento ou Verdade



Estes dois conceitos unidos perpetuam a Arte de manter a vida com Harmonia. Mais que um sistema médico, Ayurveda é uma ciência Védica de sabedoria ancestral de cura, prevenção e longevidade; é um estilo de vida, uma forma de viver em harmonia com a natureza, onde saúde significa equilíbrio entre corpo, mente e espírito, através do rejuvenescimento do organismo e do fortalecimento do sistema imunológico. Em sua visão conceitual simplificada, Saúde é a ausência de doenças físicas e mentais.

E não tem como fazer uma massagem indiana sem antes saber qual o “dosha” desequilibrado do nosso paciente. Na visão da Ayurveda, todo o Cosmos é uma interação da energia dos cinco elementos – Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, que atuam sobre três princípios básicos energéticos, os quais estão presentes em toda a natureza. Estes são denominados Doshas ou DNA energético.

Dosha significa literalmente em Sânscrito, “impureza, erro ou aquilo que desequilibra”. Entretanto, dentro do contexto em Ayurveda, a definição para Dosha utilizada nos textos de Charaka e Sushruta, segue um outro significado. Assim, Dosha significa Organização. Quando os Doshas estão equilibrados, eles mantém uma psico-fisiologia harmoniosa. Porém, no momento em que eles entram em desequilíbrio, poderão intoxicar, poluir ou “viciar” os Dhatus (tecidos).

Neste momento eles se transformam em Doshas (aqui se aplica o significado de Impureza). Dosha é o que desequilibra, então afeta os tecidos, gerando doenças. Em Ayurveda, corpo, mente e consciência trabalham em conjunto para a manutenção do equilíbrio. Eles são vistos simplesmente como diferentes facetas do mesmo indivíduo.

Para aprender como equilibrar as três áreas é preciso entender como Vata, Pitta e Kapha trabalham juntos.
• Vata está a cargo de tudo o que se movimenta no corpo e na mente. A causa de qualquer movimento, desde o de uma molécula até um pensamento. É Vata quem controla.
• Pitta está a cargo de todas as transformações do organismo. A assimilação dos alimentos pelo intestino, da luz pelos olhos, os dados sensoriais pelo cérebro, são exemplos de atividades de Pitta.

Kapha é a influência estabilizadora do ser vivo, lubrifica, mantém e contém suas diversas atividades, tal como as de Vata e Pitta, estão inter-relacionados. Mas em desequilíbrio nosso paciente fica estressado, cansado, com tpm, irritado, prisão de ventre e tudo que já conhecemos.

Na maioria das vezes quando um paciente nos procura, antes de realizar alguma massagem indiana, deveremos verificar qual dosha esta desequilibrado, para sabermos que tipo de óleo iremos trabalhar, que tipo de massagem indiana poderemos aplicar. Para esse artigo escolhi falar um pouco da mais conhecida:



Abhyanga - massagens feitas com óleos associados com ervas medicinais, com estímulos de pontos energéticos chamados marmas.

Abhyanga – Aplicação de óleo pelo corpo, seguido de manobras específicas. Pode utilizar os canais de energia para atingir o centro, para assim conduzir melhor os Doshas quando estão em desequilíbrio.Todos os tratamentos podem utilizar a Abhyanga para criar condições favoráveis aos pacientes e aumentar sua capacidade de recuperação (sistema Imunológico).

Exemplos de óleos para Abhyanga:
Vata – Gergelim, Amêndoas, Damasco.
Pitta – Coco, Oliva, Ghee.Kapha – Gergelim, Damasco. Para realizar a massagem é preciso estudar o alinhamento correto das vértebras, a localização dos marmas, a cor e a textura ideal da pele. A partir da textura da pele pode-se determinar o dosha constitucional.

Com o diagnóstico dos pulsos pode-se determinar o dosha que está dominante a qualquer momento. Isto possibilita ao terapeuta determinar o óleo, a pressão adequada das manobras e os marmas a serem massageados.



O que são os marmas?

São pontos de energia localizado em todo nosso corpo. É importante conhecer a localização dos marmas, os pontos de pressão no corpo. O marma deve ser entendido como a junção ou local de encontro dos cinco princípios orgânicos: ligamentos, vasos, músculos, ossos e articulações. Estas junções formam o berço da força vital ou prana. No total, espalhados estrategicamente pelo corpo, existem 107 pontos vitais ou (marmas) como são chamados originalmente.

Os Marmas podem ser estimulados por tato, aquecimento, aplicação de agulhas ou laser. A maneira mais antiga de estimular os Marmas é através das práticas de Yoga. Esses pontos são de extrema importância para a manutenção de todo o equilíbrio vital do corpo.

Essa é uma pequena introdução a uma das inúmeras massagens que poderemos encontrar dentro da medicina ayurveda.
Muita luz...

Namasté!

7 comentários:

Angelita disse...

Maravilhaaaaaaa
beijos
Profª Angelita

Ju disse...

Não sabia muito bem essa relação!..ótima postagem.
Parabéns!
Beijo

Mara disse...

Nossa!! muito interessante San!
Mesmo.
Beijos linda fica com Deus.
Te adoro

Rô disse...

Elegantérrimo.......rs
Como sempre vc arrasouuuuuuu
parabéns docinho.
Bjão

Renata disse...

Adoro vc pq divide td que aprende, sempre ajudando as pessoas, está sempre pra cima, ah!!!!!vc é demais...rs
Te amodoro muito.

bjos
Renata

sandra disse...

Namastê,Sandra!
Como praticante de yoga,respeito muito as técnicas indianas,mas confesso que não sabia muita coisa sobre as massagens...muito bacana esse post!
Arrasou!

Grande beijo da admiradora do seu blog...
Sandra

Kátia disse...

Lindo Sandrinhaaaaaaa
amei.
Beijos