20 de novembro de 2009

Reabilitação Massoterapica e Cinesiologia




COLUNA VERTEBRAL
Sua correspondência com o sistema nervoso e as emoções

A coluna vertebral é o suporte do corpo. É o pilar da estrutura óssea e muscular. Ela é o responsável pelos movimentos dos braços, das pernas e dos orgãos. Pela análise psicológica, a coluna vertebral simboliza nossas raízes genealógicas e tudo que suportamos dos dilemas da vida.

É como um grande pilar de um edíficio onde a parede invisível é que sustenta a estrutura inteira.
Sua coluna foi projetada para suportar você, e não o mundo. Cuidado com o volume de pensamentos e das emoções que você carega.

A COLUNA E AS EMOÇÕES ACUMULADAS

Emocionalmente falando, desvio na coluna significa que a pessoa tem medo de tomar decisões importantes porque teme perder ou magoar alguém. Ela está normalmente com excesso de responsabilidades, sendo que a maioria dessas responsabilidades não deveria ser sua. Costuma assumir tarefas dos outros, e com isso, suas costas ficam sobrecarregadas.

Este excesso de pressão leva muitas pessoas a sentirem dores pelo corpo, fixação na coluna, chegando até, com um movimento sutil, ao travamento da coluna.

Essa manifestação do organismo nada mais é do que uma manifestação de defesa do corpo. A impotência diante dessa carga de problemas trás enfraquecimento físico e dá início a um processo de auto-destruição. A maioria dos pacientes com dores crônicas tornan-se dependentes de remédios pelo seu uso crescente e excessivo, no entanto, com o passar do tempo, os medicamentos já não respondem mais, na realidade, eles possuem valor limitado no alívio da dor.

Em função destas necessidades, o profissional dedicado a prevenção e reabilitação, não pode ver o ser humano como uma unidade dissociada, ou seja, como um músculo, uma vértebra ou um orgão, mas como um SER INTEGRADO.

SIMBOLISMO E ANALOGIA DOS SINTOMAS

Vértebras Cervicais
Problemas na vértebras cervicais significam que a cabeça está sem apoio, confusa, indecisa. Significa que a pessoa está carregando nos ombros os medos, sentindo-se sobregarregada e se considerando responsável pelos problemas dos outros.

Vértebras Toráxicas
Quando estas vértebras ficam doloridas estão simbolizando sentimentos de contrariedade. Problemas nestas vértebras ocorrem em pessoas que vivem suportando uma vida que não lhes satisfaz, que têm medo do fracasso , que culpam as outras por suas tristezas, senteem-se amarguradas, recusam o amor por idealizá-lo demais, vivem conflitos internos por se sentirem rebaixadas pelos outros, tem medo de assumirem sozinhas suas responsabilidades e fracassos.
Enfim, não é à toa que a caixa toráxica é chamada também de " a caixa da tristeza".

Vértebras Lombares
Dores na região lombar significam dificuldade financeira, insegurança quanto ao futuro profissional e contas a pagar. Outra simbologia é o bloqueio dos prazeres sexuais ou no seu extremo oposto (abuso sexual). A inflexibilidade amorosa é responsável pela dor lombar. As pessoas com rigidez mental costumam enrijecer esta região.

Sacro
As pessoas que sentem dor nesta região geralmente não sabem perder, vivem presas ao passado e não aceitam renovações.

Cóccix
Problemas no cóccix ou acidente nesta área significa que a pessoa sofreu um forte abalo emocional. Denota mágoas acumuladas e simboliza que se está vivendo o passado intensamente, sentindo-se só e sem forças. Esta região também é responsável por filtrar energias mais densas de ambientes carregados de energias negativas ou de tensão.
Caso você considere as causas emocionais citadas incoerentes com seus sentimentos, sente-se, feche os olhos, tranquilize sua mente e pergunte-se quais são os pensamentos que criaram esse desconforto em seu corpo.

Ao descobrir, esteja disposto a eliminar esse padrão de pensamento ou comportamento.


Nenhum comentário: