25 de julho de 2012

A receita de quem parece não envelhecer!!!


A genética ajuda, mas não faz milagre. O visual jovem depende de muitos fatores. Aqui, seis exemplos de pessoas que conseguem retardar a passagem do tempo


Todo mundo conhece alguém que parece desafiar o calendário e aparentar menos idade do que registra a certidão de nascimento. Qual o segredo desses felizardos? A ciência diz que diversos fatores concorrem para a aparência física, entre eles a predisposição genética, a alimentação e os níveis de stress. Há muitas outras variáveis, como o clima em que se vive e até os remédios que se tomam. Como cada um envelhece de uma maneira, não há receita única para preservar a aparência com o passar dos anos.
A maioria das pessoas que parecem mais jovens do que são, no entanto, costuma cultivar hábitos que favorecem essa característica. VEJA perguntou a seis personalidades de áreas diversas, todas com uma estampa surpreendente para a idade que têm, quais os segredos de sua juventude. Desse painel pode-se tirar uma lição: mesmo quando a genética é favorável, ela não faz milagre. É preciso empenho para suar a camisa nos exercícios físicos, tempo para cuidar da pele, cabeça no lugar para combater o stress e vontade de ser feliz.

Combate sem trégua ao stress

Raí de Oliveira, empresário e ex-jogador de futebol 
Idade: 44 anos
Lailson Santos

A que atribui sua juventude: 
"Faço tudo para combater o stress. O futebol me ajudava a descarregar a ansiedade. Quando parei de jogar, busquei outras maneiras de combatê-la. Fiz terapia com psicólogo e comecei a escrever textos sobre meus sentimentos. Quando voltei ao Brasil, depois de um ano estudando em Londres, vendi o carro para não me estressar no trânsito. Ando de metrô, táxi, bicicleta e carona".
Quando começou a se cuidar: "Depois de deixar os campos, nove anos atrás. Decidi estudar e cuidar da cabeça, além de continuar exercitando o corpo".
Alimentação: "Reduzi a ingestão de carne vermelha a no máximo duas vezes por semana, evito refrigerantes, fast-food e guloseimas".
Atividade física: "Corro 45 minutos, três vezes por semana, e jogo tênis durante uma hora e meia, uma ou duas vezes por semana. Às vezes, passo um mês sem malhar".
Cuidados com a pele: "Nenhum cuidado específico".
Cirurgia plástica: "Nunca fiz".

Energia da família e dos amigos

Carla Marins, atriz 
Idade: 41 anos
Ernani d’Almeida

A que atribui sua juventude:
 "Procuro cultivar bons pensamentos e viver um dia de cada vez. Ter meu primeiro filho, naturalmente, aos 40 anos, me renovou. A família e os amigos trazem muita energia boa. Devo muito da minha juventude ao contato com eles".
Quando começou a se cuidar: "Aos 17 anos passei a prestar mais atenção à alimentação e a praticar atividades relacionadas à consciência corporal. Nunca fumei".
Alimentação: "Fui vegetariana por sete anos, mas voltei a comer frango e peixe em 2001, para ter uma dieta mais balanceada. Não como frituras e procuro ingerir alimentos naturais, sem conservantes ou agrotóxicos. Bebo um copo de suco de babosa e tomo suplementos alimentares orgânicos diariamente".
Atividade física: "Faço cinquenta minutos de musculação e quarenta minutos de corrida todos os dias".
Cuidados com a pele: "Uso filtro solar e cremes orgânicos de áloe vera para a região dos olhos e faço hidratação".
Cirurgia plástica: "Nunca fiz".

Energia da família e dos amigos

José Otávio Marfará, empresário 
Idade: 50 anos
Lailson Santos

A que atribui sua juventude: 
"Na minha família, quase todos aparentam ter menos idade. A genética me é favorável, mas sei que preciso ajudá-la. Tenho hábitos de vida saudáveis e gosto de ficar perto da natureza".
Quando começou a se cuidar: "Faço exercícios regularmente desde os 16 anos. Há dez, comecei a fazer atividades específicas para combater dores nas costas".
Alimentação: "Cortei a carne vermelha do cardápio. Como pouco carboidrato e gordura, mas sou menos rigoroso com a dieta nos fins de semana".
Atividade física: "Faço uma hora de musculação quatro vezes por semana. Três vezes por semana caminho ou corro por uma hora".
Cuidados com a pele: "Duas vezes por ano vou ao dermatologista. Uso hidratante no rosto, mas só aplico protetor solar quando vou à praia ou à piscina".
Cirurgia plástica: "Retirei bolsas sob os olhos dois anos atrás. Aos 17 anos, corrigi uma calosidade no nariz"

Força na malhação

Anuar Tacach, empresárioIdade: 35 anos
Lailson Santos

A que atribui sua juventude:
 "A prática regular de exercícios despertou meu interesse em pesquisar mais sobre o funcionamento do corpo. Gosto de entender tudo o que se passa no meu organismo e, dessa forma, aprendo os cuidados que preciso tomar para mantê-lo o mais jovem possível".
Quando começou a se cuidar: "Pratico exercícios desde criança. Há doze anos participo de maratonas em vários lugares do mundo. Costumo refazer a prova no ano seguinte para melhorar a performance".
Alimentação: "Tomo uma cápsula de multivitamínico diariamente, mas não sigo alimentação regrada".
Atividade física: "Faço uma hora de corrida ou bicicleta e musculação vigorosa, seis vezes por semana, mesmo quando viajo".
Cuidados com a pele: "Uso protetor solar".
Cirurgia plástica: "Nunca fiz".

A idade pode ser aliada

Totia meireles, atriz 
Idade: 50 anos
Ernani d’Almeida

A que atribui sua juventude: "Aceito os meus 50 anos e procuro manter o bom humor para diminuir o peso da idade. Acho que os personagens que interpreto ampliam minha visão do mundo e ajudam a ver os outros de maneira mais flexível".
Quando começou a se cuidar: "Quando completei 40 anos, percebi que a idade é implacável e que precisava me cuidar mais. Comecei a cuidar da pele e da alimentação".
Alimentação: "Não como frituras nem janto. À noite, faço apenas um lanche. Tento resistir aos bolos caseiros, meu ponto fraco".
Atividade física: "Fiz balé até recentemente. Duas ou três vezes por semana, vou à academia praticar uma hora de exercício aeróbico e uma hora de musculação".
Cuidados com a pele: "Uso protetor solar e seis cremes para o corpo e o rosto".
Cirurgia plástica: "Tirei bolsas de gordura sob os olhos".

O chip da felicidade

Astrid Fontenelle, apresentadora de TV 
Idade: 48 anos
A que atribui sua juventude: "À vontade de ser feliz. Há pouco tempo, deixei para trás um trabalho e mudei de cidade, pois acreditei que minha felicidade estava ao lado de uma pessoa. Deu errado. Foi terrível, mas decidi não me entregar. Tive fé e corri atrás da minha felicidade de novo. Está dando certo. Adotei uma criança, Gabriel, de 11 meses, e vou reestrear meu programa na TV. Ser mãe me deixou mais feliz, bonita e até mais magra".
Quando começou a se cuidar: "Desde a adolescência presto atenção ao que como. Faço cursos e leio livros sobre temas diversos, como artes e religião, para exercitar a mente".
Alimentação: "Evito frituras, carne vermelha e feijão-preto. Não tomo refrigerante. Dou preferência a alimentos integrais e grelhados. Cachorro-quente e outras guloseimas só muito de vez em quando e, ainda assim, eu mesma os preparo, para evitar gordura em excesso".
Atividade física: "Corro ao ar livre, em média, quarenta minutos, três vezes por semana. Pratiquei ioga regularmente por cinco anos".
Cuidados com a pele: "Uso protetor solar, cremes antirrugas, sabonete especial diariamente e Botox. Nunca durmo com maquiagem".
Cirurgia plástica: "Nunca fiz"
http://veja.abril.com.br/150709/receita-quem-parece-nao-envelhecer-p-084.shtml

Nenhum comentário: