7 de junho de 2010

Vinhoterapia





O vinho, que sempre esteve historicamente relacionado com a saúde e a prevenção de algumas doenças, agora começa a ser redescoberto pela cosmética com a vinoterapia ou vinhoterapia, um novo tratamento antioxidante que faz bem para a pele do corpo.

Desde a Antiguidade as mulheres européias já faziam máscaras faciais de uvas amassadas. A novidade é que agora a pessoa é imersa em uma banheira com água, vinhos, sais de banho e óleo, que deixam a pele firme e luminosa.

Segundo as clínicas que promovem o tratamento, a vinhoterapia ajuda a relaxar, rejuvenescer a pele e até prevenir a temida celulite. Isso porque o vinho tinto é feito com a uva inteira, e em sua casca estão concentrados os polifenóis, que são estruturas químicas antioxidantes.

Pessoas com pele ressacada devem evitar o tratamento com imersão e optar por tratamentos que utilizem saunas e vapores do vinho.

E para quem não resistir e quiser fazer a vinhoterapia em casa, é importante lembrar que a quantidade de água deve ser sempre bem maior que a de vinho.
A vinhoterapia é, antes de tudo, um tratamento de combate ao envelhecimento da pele. Os produtos à base de vinho são antioxidantes e combatem radicais livres. Geralmente, são de uso local (cremes, pomadas) que penetram na pele, melhora a circulação e desintoxica os tecidos,hidratem a pele, tonifiquem os músculos e melhorem a aparência dos glúteos e do abdômen.
Além dos cremes, o tratamento pode ser feito através da imersão em uma banheira com jatos com produtos à base de uvas, algumas clínicas de estética também fazem uma esfoliação para remoção de células mortas, bandagens com vinho tinto quente e sais termo-dinamizantes por 30 minutos para aquecimento local e penetração dos princípios ativos.

Na Antiga Grécia, ao vinho eram atribuídas propriedades curativas para o corpo e para a alma. E, aparentemente, os gregos não estavam enganados. Atualmente, cada vez mais companhias e centros de beleza desenvolvem tratamentos vinhoterápicos com produtos que, segundo os especialistas, têm um poderoso efeito rejuvenescedor.

Na vinhoterapia, o segredo do sucesso tem nome: os polifenóis, um componente da uva cujo poder antioxidante supera em cem vezes o da vitamina E, muito utilizada em cosméticos.
Os benefícios da vinhoterapia se dão graças aos polifenóis contidos nas uvas, componente do qual são feitos os produtos usados no tratamento, por isso, atenção, não adianta querer usar o vinho comprado no mercado para um banho milagroso.
Esta técnica, que pode levar de uma hora e meia a duas horas, pode ser associado à massagem relaxante-corporal com produtos derivados do vinho, como cremes e sabonetes, entre outros.
-A ação da vinhoterapia:
Rosto: protege as fibras de colágeno e elastina, aumentando a firmeza cutânea. Hidrata profundamente.
Cabelo: recupera a fibra capilar, restaura o brilho e a cor, e impede o envelhecimento precoce dos fios.
Corpo: aumenta resistência dos vasos sanguíneos e ativa a circulação, melhorando a celulite e a gordura localizada. Também ajuda a clarear manchas escuras e estrias.
- Esfoliação com óleo de uvas para um corpo macio
Como é feito: O primeiro passo é a esfoliação. Depois vem a tonificação corporal, a ducha revitalizante e uma massagem bastante relaxante, feita com óleo de semente de uva. Para finalizar, há degustação de uma taça de vinho tinto e uvas frescas.
Os benefícios: A pele fica luminosa e revitalizada.

- Banho com extrato de parreira para um relax total
Como é feito: o Bain à La Vigne Rouge é feito em hidromassagem com extrato da folha das parreiras. É exclusividade do do Spa do Vinho Caudalie (marca francesa pioneira na utilização do vinho na beleza, cuja franquia do Sul do Brasil é a primeira da América Latina).
Os benefícios: Ativa a circulação e relaxa.

- Ofurô de vinho para um mergulho relaxante
Como é feito: depois de uma esfoliação com sementes, mergulha-se num ofurô, preparado com 2% de vinho tinto (o vinho não é usado puro porque o álcool resseca a pele), sais marinhos, óleos essenciais e pétalas de rosas. Depois de 20 minutos é feita uma massagem com óleo de uva aromatizado.
Os benefícios: revigora e estimula a circulação sanguínea.
Lembre-se, antes de se deleitar com qualquer tratamento, escolha uma clínica de estética especializada.

Nenhum comentário: